A importância do Pré Natal
De acordo com o Ministério da Saúde, a assistência pré-natal é o primeiro passo para um parto e nascimento saudável, ele promove o bem estar físico e emocional da mulher durante toda gestação, parto e nascimento, além de orientar sobre a gestação e o trabalho de parto à parturiente. Ao participar desse programa a gestante aumenta a possibilidade de ter uma gestação saudável e um parto tranquilo.
De acordo com Neme, o próprio estado de gravidez simula uma razão obrigatória para exigir que as pacientes procurem os serviços de saúde, recebendo uma assistência médica de qualidade, portanto o pré-natal é fundamental para as gestantes. É importante destacar que é direito da mulher em seu período gestacional, ter assistência de qualidade, um direito que toda gestante adquire a partir do momento em que engravida.
A assistência ao pré-natal deve começar ainda no primeiro trimestre da gestação, as consultas devem ser agendadas para que se tenha a cobertura necessária ao acompanhamento efetivo. As realizações das consultas devem ocorrer no mínimo uma consulta no primeiro trimestre, dua no segundo e três no terceiro. Quando as consultas não acontecem no início da gestação e não tem a sequência necessária para avaliação do binômio feto - mãe, o acompanhamento do desenvolvimento do feto pode ficar prejudicado, além de não poder detectar precocemente algumas doenças, como a diabetes gestacional e ainda a pré-eclampsia, trazendo graves problemas para as gestantes.
-
Patologias gestacionais mais comuns:
- DHEG: Pré -eclâmpsia/ Eclâmpsia / Síndrome de Hellp;
- DMG: Diabetes Mellitus Gestacional;
- Infecções Urinárias/ Cistite;
- Anemia Ferropriva;
- Distúrbios da Tireoide;