Nome farmacológico: Ácido fólico (antianêmico)
Nome comercial: Folin
Apresentação: Comprimidos de 2mg ou 5mg. Frascos com 30ml (0,2mg/ml) ou 100ml (2mg/5ml) de solução oral (gotas).
Indicação:
-
Profilaxia e tratamento de anemias megaloblásticas e macrocíticas;
-
Promoção do desenvolvimento normal do feto durante a gravidez;
Contraindicação:
-
Anemia perniciosa não corrigida;
-
Recém-nascidos;
-
Anemia não-diagnosticada.
Efeitos adversos:
-
Rash;
-
Febre.
Interações: Carbamazepina, estrogênios, fenitoína ou glicocorticóides: aumento das exigências do ácido fólico. Metrotrexato, sulfonamidas e triantereno: Previnem a ativação do ácido fólico. Sulfassalazina: Menor absorção do ácido fólico. devido à prejuízo hepático.
Cuidados de enfermagem:
-
Instrua o paciente a tomar a medicação conforme recomendado e não interromper o tratamento, sem o conhecimento do médico, ainda que melhore. Recomende que o paciente evite o uso de suplementos vitamínicos, Exceto quando prescritos pelo médico. Contudo, a automedicação com esses suplementos não deve exceder as doses recomendadas. A efetividade de megadoses de vitaminas para tratamento de várias condições clínicas não está comprovada e pode causar efeitos colaterais.
-
A medicação deve ser usada cuidadosamente nos casos de anemia não diagnosticada e, em recém-nascidos, recomenda-se o uso de preparações que contem álcool benzílico. No caso de gravidez (confirmada ou suspeita) ou, ainda, se a paciente estiver amamentando, o médico deverá ser comunicado imediatamente.
-
Informe ao paciente às reações adversas mais frequentemente relacionadas ao uso da medicação e que, diante a ocorrência de qualquer uma delas, principalmente rash (Pode ser um indicativo de hipersensibilidade), como também aquelas incomuns ou intoleráveis, o médico deverá ser comunicado imediatamente. informe, também, que a medicação pode tornar a cor da urina mais intensamente amarela.
-
Recomende que o paciente informe ao médico o esquema de medicação anterior ao tratamento ou à cirurgia.
-
Recomende ao paciente que evite o uso de qualquer outra droga ou medicação, sem o conhecimento do médico, durante a terapia.
-
Enfatize para o paciente a importância da realização regular dos exames de acompanhamento para avaliar o progresso do tratamento.