Já sabemos que o caderno de bolso para um estagiário de técnico em enfermagem é VALIOSO, afinal, nele anotamos as técnicas a serem feitas, terminologias, parâmetros, dicas dadas pelos professores, e tudo mais que possa nos ajudar em campo e nos livrar das perguntas que surgem do nada de nossos supervisores de estágio. Claro que as técnicas e temas a constarem no seu caderno varia, até porque algumas instituições já tem uma lista padrão de assuntos, e durante o curso os professores vão acrescentando e também adicionamos aquilo que nós achamos necessário.
E sobre os materiais de bolso... pois é, eles são muito importantes, até porque a falta de alguns materiais podem prejudicar sua avalição final no fim do estágio, então preste atenção na lista de matéria de bolso que sua instituição solicita e em campo evite empresta-los, porque além de correr o risco de perder, eles podem voltar quebrados e no final quem se prejudica é você, não deixem que confundam trabalho em equipe com "folga" de alunos metidos a espertos, afinal se o material de bolso é uma exigência, então todos devem carregar os seus.
MATERIAL DE BOLSO
- Caneta esferográfica: A cor da caneta mais utilizada é azul ( a dica é: além de colocar o nome, já leve algumas reservas, pois caneta na enfermagem vale ouro e elas somem do nada);
- Caneta piloto: Preta ou azul. Será utilizada para fazer a identificação de: curativo, punção venosa, datar equipos e etc.
- Caderneta de anotação: Preferencialmente pequena para caber no bolso do jaleco, anote os sinais vitais, quadros clínicos do paciente, e tudo que for necessário e pertinente. (É uma boa dica anotar tudo pois ao final do estagio terá que fazer a avaliação de estagio e se não anotar será difícil lembrar-se)
- Tesoura: (Preferencialmente pequena e sem ponta, será utilizada para cortar fitas microporosas e esparadrapos quando realizar curativos, eu acabei mudando e levando uma tesoura maior, pois sofria muito para cortar ataduras de crepe, entre outras coisas
- Termômetro: Será utilizado para aferir a temperatura do cliente. (Sempre após a utilização realizar assepsia do mesmo).
- Esfigmomanômetro: Será utilizado para aferir a pressão arterial do cliente, em campo costuma ter o do setor, eu dependendo do quadro do paciente, opitava por usar o do hospital.
- Estetoscópio: Será utilizado auscultar a artéria quando for aferir a pressão arterial.
- Relógio analógico: Será utilizado para aferir a frequência cardíaca e respiratória.
- Garrote: Será utilizado quando realizar punção venosa.
- Oxímetro (opcional): Será utilizado para aferir a frequência cárdica e também verificar a saturação do cliente (em algumas escolas não é necessário comprar mas recomendo pois ajuda na agilidade do atendimento e quando entrar no estagio de pronto socorro principalmente).
- Óculos de proteção individual: Devido a falta de equipamentos de proteção individual em alguns hospitais, é aconselhável comprar.
- Máscara de proteção n95: não é comum encontrar em campo e quando tem e se é necessário, a ultima pessoa que receberá será o estagiário.