Nome farmacológico: Ranitidina
Nome comercial: Cloridrato de Ranitidina
Apresentação: Comprimidos de 75mg, 100mg, 150mg ou 300mg. Frascos com 100ml (75mg/5ml) ou 120ml (150mg/10ml) de xarope. Ampolas com 2ml ou 5ml (50mg) de solução injetável. Bolsas para infusão IV com 50mg/100ml.
Indicação: Profilaxia e tratamento da úlcera gastroduodenal. Estados hipersecretórios patológicos (síndrome de Zollinger-Ellison, mastocitose sistêmica e adenoma endócrino múltiplo). Esofagite e refluxo. Hemorragia GI alta. Profilaxia da pneumonite de aspiração.
Contraindicação: Hipersensibilidade. Lactação.
Reações adversas: Rash, alopecia, ginecomastia, impotência, perda da libido, constipação, diarreia, náusea, vômito, dor abdominal, leucopenia, granulocitopenia, artralgia.
Interações: Antidepressivos tricíclicos e varfarina: aumento do efeito dessas drogas. Diazepam: diminuição do efeito dessa droga. Lidocaína e Nifedipina: menor excreção e maior risco de toxicidade por essas drogas.
Cuidados de enfermagem:
-
A medicação deve ser administrada exatamente conforme recomendado e o tratamento não deve ser interrompido, sem o conhecimento do médico, ainda que alcance melhora.
-
A medicação não deve ser usada durante a lactação. No caso de gravidez (confirmada ou suspeita) ou, ainda, se a paciente estiver amamentando, o médico deverá ser comunicado imediatamente. Recomenda-se cautela também nos casos de disfunção hepática ou renal.
-
Informe ao paciente as reações adversas mais frequentes relacionadas ao uso da medicação e na ocorrência de qualquer uma, principalmente as incomuns ou intoleráveis, o médico deverá ser consultado. Informe, também, a possível ocorrência de alopecia.
-
Durante a terapia, o paciente deverá receber hidratação adequada.
-
Recomende ao paciente que evite o tabagismo (para prevenir qualquer interferência na cicatrização ou diminuição do efeito da medicação), o consumo de bebidas alcoólicas ou cafeinados (café, chá e refrigerantes à base de cola) e o uso concomitante de ácido acetilsalicílico, como também de qualquer outra droga ou medicação, sem o conhecimento do médico, durante a terapia.
-
Durante a terapia, avalie: as reações adversas e, na presença de reações hepáticas ou renais, considere a redução da dose.
-
IV: dilua 50mg em 20ml de soro fisiológico 0,9% e infunda em 5min.; infusão contínua: dilua 50mg em 1400ml de soro glicosado 5% e infunda em 15-20min.; após a diluição (soros fisiológico 0,9% ou glicosado 5%), a solução se mantém estável durante 48h (temperatura ambiente).