top of page
Nome farmacológico: Espironolactona (diurético poupador de potássio [antagonista da aldosterona]) 
Nome comercial: Aldactone 

Apresentação: comprimidos de 25mg, 50mg ou 100mg.  

Indicação: neutraliza a perda de potássio causada por outros diuréticos. Geralmente usado com outros agente (tiazidas) no tratamento de edema ou hipertensão. Hiperaldosteronismo. 

Contraindicação: hipersensibilidade e hipercalemia. 

Reações adversas: arritmia, ginecomastia, impotência, irritação GI, discrasias sanguíneas, hipercalemia, hiponatremia, cãibras musculares, tontura, confusão mental, cefaleia, reações alérgicas. 

Interações: AINES: redução da eficácia. Álcool (doses altas), anti-hipertensivos (outros) ou nitratos: hipotensão aditiva. Ciclosporina, indometacina, inibidores da ECA ou suplementos de potássio: maior risco de hipercalemia. Digoxina: aumento dos efeitos dessa droga. Lítio: menor eliminação dessa droga. 

Cuidados de enfermagem: 

  • Instrua o paciente a tomar a medicação, exatamente conforme recomendado (todos os dias sempre no mesmo horário), e a não interromper o tratamento, ainda que alcance melhora. Se 1 dose for esquecida, ela deverá ser administrada tão logo possível, exceto quando no mesmo horário da próxima dose. As doses esquecidas não devem ser dobradas. 

  • A medicação não deve ser usada em crianças nem durante a gestação ou lactação. No caso de gravidez (confirmada ou suspeita) ou, ainda, se a paciente estiver amamentando, o médico deverá ser comunicado imediatamente. Recomende à paciente o emprego de um método contraceptivo seguro e adequado, durante a terapia. Recomenda-se cautela também nos casos de disfunção hepática, insuficiência renal (nitrogênio uréico >30mg/dl ou CCr <30ml/min.) e em pacientes geriátricos ou debilitados ou naqueles com diabetes mellitus (maior risco de hipercalemia). 

  • Informe ao paciente as reações adversas mais frequentemente relacionadas ao uso da medicação e que, diante a ocorrência de qualquer uma delas, principalmente fraqueza ou cãibras musculares, fadiga ou náusea severa, vômito ou diarreia, como também aquelas incomuns ou intoleráveis, o médico deverá ser comunicado imediatamente. 

  • Recomende que o paciente informe ao médico o esquema de medicação anterior ao tratamento ou à cirurgia. 

  • Recomende ao paciente que evite o tabagismo, o consumo de álcool, dos substitutos do sal e de alimentos que contém altas concentrações de potássio ou sódio, como também o uso de qualquer outra medicação, principalmente descongestionantes (tosse ou resfriados) ou supressores do apetite, sem o conhecimento do médico, devido ao risco potencial de aumento da PA durante a terapia.

bottom of page