top of page
Nome farmacológico: cetoprofeno (anti-inflamatório não esteróide) 
Nome comercial: Profenid 

Apresentação: ampolas de 2ml (100mg) de solução injetável. Cápsulas de 50mg. Comprimidos de 100mg, 150mg e 200mg. 

Indicação: transtornos inflamatórios, incluindo artrite reumatóide e osteoartrite.

Contraindicação: hipersensibilidade, úlcera péptica ativa. 

Reações adversas: ginecomastia, constipação, diarreia, dispepsia, náusea, vômito, desconforto abdominal, flatulência, cistite, hematúria, insuficiência renal, discrasias sanguíneas, aumento do tempo de sangramento, hepatite medicamentosa, mialgia, anorexia, cefaleia, tontura, anafilaxia, febre. 

Interação medicamentosa: AAS – alterações do metabolismo e da exceção do cetoprofeno (recomenda-se evitar a associação) e efeito GI aditivo. AINEs (outros), álcool e corticosteróides: efeito GI aditivo. Anti-hipertensivos e diuréticos: possível diminuição da atividade dessas drogas. 

Cuidados de enfermagem: 

  • A medicação deve ser administrada exatamente conforme recomendado e o tratamento não deve ser interrompido, sem o conhecimento do médico, ainda que alcance melhora. 

  • Recomende à paciente o emprego de métodos contraceptivos seguros e adequados, durante a terapia. A paciente também deverá informar ao médico, anteriormente ao início do tratamento, o uso de dispositivos intra-uterinos (DIU). 

  • Informe ao paciente as reações adversas mais frequentes relacionadas ao uso da medicação e na ocorrência de qualquer uma, principalmente as incomuns ou intoleráveis, o médico deverá ser consultado. Informe, também que a medicação pode causar ginecomastia. 

  • Recomende ao paciente o uso de protetores solares e de roupas mais adequadas para prevenir possíveis reações de fotossensibilidade, durante a terapia. 

  • Pode causar tontura. Recomende que o paciente evite dirigir e outras atividades que requerem estado de alerta, até que a resposta à medicação dela conhecida. 

  • Recomende ao paciente que evite o uso de álcool e o uso concomitante de ácido acetilsalicílico e de outros AINES, como também de qualquer outra droga ou medicação, sem o conhecimento do médico, durante a terapia.

bottom of page