Nome farmacológico: Acetilcisteína (antídoto [paracetamol], mucolítico)
Nome comercial: Fluimucil
Apresentação: Ampolas de 3ml (300mg) de solução injetável a 10%. Frascos de 100ml e 150ml (20mg/ml) ou 120ml (40mg/ml) de xarope + copo-medida. Envelopes de 5g (100mg, 200mg ou 600mg) de granulado para solução oral. Comprimidos efervescentes de 300mg, instilações nasais (em associações).
Indicação: Tratamento de emergência (dentro de 24h) da superdosagem de paracetamol potencialmente hepatóxica; mucolítico no tratamento das condições associadas com secreções mucosas e espessas; uso tópico como instilação nasal;
Contraindicação: Hipersensibilidade. use cuidadosamente nos casos de insuficiência respiratória grave ou asma, encefalopatia Devido a prejuízo hepático, história de sangramento GI (uso oral apenas) e em pacientes debilitados ou idosos.
Efeitos adversos: Urticária, náusea, vômito, rinorreia, estomatite, aumento de secreções em vias aéreas, calafrios, febre.
Cuidados de enfermagem:
-
Informe ao paciente que, conforme o tratamento progride, diminui o odor desagradável inicialmente apresentado pela droga. Esta droga não é compatível com antibióticos, portanto deve ser administrada separadamente.
-
Recomende à paciente o emprego de um método contraceptivo seguro e adequado, durante a terapia. Recomenda-se cautela também nos casos de insuficiência respiratória grave ou asma, encefalopatia devido a prejuízo hepático, história de sangramento GI (uso oral apenas) e em pacientes debilitados ou idosos.
-
informe ao paciente as reações adversas mais frequentes relacionadas ao uso da medicação e na ocorrência de qualquer uma delas, principalmente aquelas incomuns ou intoleráveis, o médico deverá ser comunicado.
-
Recomende ao paciente aumento na ingestão de líquidos (2-3 litros/dia) para hidratar e facilitar a fluidificação das secreções, durante a terapia.
-
Inalação: instrua o paciente: a desobstruir as vias aéreas tossindo intensamente antes de receber o tratamento; sobre a importância da manutenção da limpeza e desinfecção cuidadosa dos aparelhos de nebulização.