Nome farmacológico: Losartano (hipotensor arterial, antagonista dos receptores de angiotensina II)
Nome comercial: Losartana potássica
Apresentação: Comprimidos de 12,5mg, 25mg ou 50mg.
Indicação: Hipertensão.
Contraindicação: Hipersensibilidade. Gestação ou lactação. Use cuidadosamente nos casos de disfunção renal ou hepática e de hipotensão.
Reações adversas: hipotensão, exantema, urticária, rash, alopecia, prurido, pele seca, diarreia, dor abdominal, náusea, constipação, boca seca, disfunção hepática, tontura, cefaleia, mialgia.
Interações: Fenobarbital: diminuição do nível sanguíneo e do efeito dessa droga.
Cuidados de enfermagem:
-
Instrua o paciente a tomar a medicação conforme recomendado e não interromper o tratamento, sem o conhecimento do médico, ainda que melhore. O efeito anti-hipertensivo máximo é obtido em 3-6 semanas após o início da terapia.
-
Informe ao paciente o objetivo da medicação para facilitar tanto a compreensão do seu diagnóstico como também a sua colaboração no tratamento. Enfatize a importância da mudança de hábitos (abandono do tabagismo e do consumo de álcool, controle do estresse), estimule o paciente a praticar exercícios regularmente (hidroginástica, caminhada, natação) e a seguir uma dieta alimentar adequada e, se possível, conforme prescrito pela nutricionista.
-
Informe ao paciente as reações adversas mais frequentemente relacionadas ao uso da medicação e que, diante a ocorrência de qualquer uma delas, o médico deverá ser comunicado imediatamente. Informe, também, a possível ocorrência de alopecia.
-
Recomende que o paciente monitore regularmente a PA e que, diante a observação de qualquer alteração significativa, comunique imediatamente ao médico.
-
Durante a terapia, avalie: hipotensão e desequilíbrio hidreletrolítico (maior risco de depleção de volume intravascular, quando são administradas doses altas de diuréticos).